Alterações nas Frequências dos Canais TDT em Espanha
Março foi o mês escolhido para o início da alteração das frequências dos Canais TDT em Espanha.
Março foi o mês escolhido para o início da alteração das frequências dos Canais TDT em Espanha.
Foram várias as mudanças e algumas surpreendentes, alguns dos canais alterados foram Veo7, AXN, Gol Televisión, Canal+ Dos, esRadio, Intereconomía, Radio Marca, Vaughan Radio e os sinais de Onda Cero e Cadena SER, além disso duplicou-se o canal Cuatro, antecipando o lançamento do canal Cuatro HD e laSexta2 para no futuro libertar espaço para o canal laSextaHD.
O Governo Espanhol permitiu que Veo7 e Intereconomía manterem-se inalterados juntamente com o Teledeporte, durante 3 meses.7
Estas mudanças devem-se à obrigação Europeia em atribuir os muxes superiores a 60 para as comunicações móveis.
Desde agora e durante os próximos anos até ao máximo do dia 31 de Dezembro de 2014, Antena 3 e Veo7 irão compartir 50% dos muxes, de igual forma que Telecinco, Net TV e Cuatro, agora de Telecinco, com laSexta.
.
Antena 3 + Veo7
Foram os dois grupos que mais alterações sofreram. Veo7 e AXN passaram do canal 66 ao 69 (Veo7 continuará durante 3 meses no canal 66), assim como Radio Marca e Vaughan Radio.
Por outro lado, Onda Cero, Europa FM e Onda Melodía mudaram para o mux MPE3 juntamente com COPE e Radio María.
.
Telecinco + Net TV
Nenhuma surpresa neste grupo, Intereconomía TV acompanhado dos radios esRadio e Radio Intereconomía mudaram para o mux 68. O restante permanece igual.
.
Cuatro + laSexta
Em primeiro lugar Gestevisión Telecinco, para aproveitar a nova re-sintonização e para dar a conhecer o canal Divinity mudou o nome ao canal GH24, além disso mudou para o mux MPE1 o Canal+ Dos.
GIA La Sexta também foi uma surpresa onde foi a duplicação de laSexta3 no novo multiplex 67, o que permitiu num futuro próximo apagar esse canal do MPE1 e deixar o mesmo espaço que os outros canais têm para as emissões em HD.
.
Resto de muxes
Os muxes da Televisão Espanhola permanecem inalterados. No mux 66 permanecerão Veo7 e Intereconomía até finais do mês de Maio.