Anacom lança campanha de informação TDT no Cacém
A ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações distribuiu, esta terça-feira (dia 31 MAIO), cerca de 50 mil exemplares do ‘Jornal TDT’ no Cacém.
A ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações distribuiu, esta terça-feira (dia 31 MAIO), cerca de 50 mil exemplares do ‘Jornal TDT’ no Cacém.
Como se sabe, Agualva-Cacém será a segunda zona do país na qual terá lugar, a 16 de Junho de 2011, o “apagão” das emissões de televisão analógica.
A informação, disponível em vários locais públicos, tem como objectivo informar as populações das freguesias de Agualva, Belas, Cacém, Massamá, Mira-Sintra, Rio de Mouro, São Marcos e São Pedro de Penaferrim sobre as alterações que a introdução da Televisão Digital Terrestre (TDT) implica.
No ‘Jornal TDT’, a Anacom explica o processo de mudança do sinal, os equipamentos necessários para continuar a ver televisão, como os descodificadores de sinal, mas também a análise de mercado que a Deco realizou a vários modelos para comparar a relação qualidade/preço entre eles.
A Anacom aponta ainda quais são os apoios disponíveis à compra do descodificador para utentes com carências sócio-económicas, que podem ter o descodificador comparticipado pelo Estado até 50% do valor, cerca de 20 euros, nos modelos mais simples.
A informação disponibilizada à população pretende também alertar para práticas comerciais desleais, já que não é necessário assinar nenhum serviço de televisão paga para continuar a receber o sinal, sendo apenas necessário adquirir o descodificador.
A “Autoridade Nacional de Comunicações” irá realizar no próximo dia 2 de Junho de 2011, pelas 15:00h, a segunda sessão pública de esclarecimentos sobre o processo de transição para a televisão digital terrestre (TDT). Esta sessão decorre na Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Massamá (ARPIM), sita na Praceta dos Reformados, n.º 3, em Massamá.