Canal HD na TDT Portuguesa não será usado por falta de acordo entre RTP, SIC e TVI

O canal de alta definição que estava previsto emitir no pacote gratuito da Televisão Digital Terrestre e que seria usado pelos três operadores de sinal aberto não vai ser usado, disse hoje o ministro Miguel Relvas no Parlamento.

emissores tdt Portugal

emissores tdt PortugalO canal de alta definição que estava previsto emitir no pacote gratuito da Televisão Digital Terrestre e que seria usado pelos três operadores de sinal aberto não vai ser usado, disse hoje o ministro Miguel Relvas no Parlamento.

Este seria o sexto canal do chamado multiplex A, que inclui os actuais quatro canais de sinal aberto e o quinto canal cujo processo de atribuição da licença está pendente em tribunal.

O ministro da tutela disse esta tarde no Parlamento, onde decorre o debate de urgência sobre a TDT pedido pelo PCP, que o “canal de alta definição não vai existir porque os três operadores teriam que se entender nesta matéria, e não se entenderam sobre a utilização dessa frequência”. Miguel Relvas não adiantou mais explicações, limitou-se a dizer “é uma questão entre eles”.

Às críticas dos partidos da oposição de que a oferta de canais no pacote gratuito é escasso, o ministro respondeu atirando a culpa para o Governo socialista que elaborou o caderno de encargos e que assim o decidiu. “Haver mais ou menos canais decorre apenas do concurso.”

Miguel Relvas contou que o Governo ponderou adiar mas perante “os custos adicionais para os operadores decorrentes dos contratos com a PT” a ideia foi abandonada.Garantiu, então, que os prazos previstos para o desligamento serão mantidos e cumpridos.

Sobre a cobertura do sinal digital terrestre não abarcar todo o território, o ministro considera que “a obrigação da PT da cobertura de 90 por cento do território está cumprida, e a da restante quota de 10 por satélite também”.

TDTSAT.com.pt - Loja Online
VN:F [1.9.22_1171]
Resultado: 5.0/5 (1 vote)
ARTIGOS RECOMENDADOS

 

Canal HD na TDT Portuguesa não será usado por falta de acordo entre RTP, SIC e TVI, 5.0 out of 5 based on 1 rating

 

COPYRIGHT © 2009-2018 Portal TV Digital. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS