Como funciona a Televisão Digital Terrestre TDT em HD
Vídeo explicativo sobre as funcionalidades e características da Televisão Digital Terrestre TDT em HD – Alta Definição. (Em Espanhol).
A televisão digital usa um modo de modulação e compressão digital para enviar vídeo, áudio e sinais de dados aos aparelhos compatíveis com a tecnologia, proporcionando assim transmissão e recepção de maior quantidade de conteúdo por uma mesma frequência (canal).
Os padrões em operação comercial são capazes de transportar até 19 Mbps. Em termos práticos, isso significa um programa em alta definição, que ocupa 15 Mbps, ou quatro programas em definição padrão, que consomem 4 Mbps cada. Os modos de difusão possíveis são o hertziano terrestre (o de menor custo), cabo, satélite, ADSL e outras ligações em banda larga.
O ecrã dos monitores ou ecrãs digitais passa assim do formato 4:3, típico da TV analógica, para o formato 16:9, mais próximo do formato panorâmico de um ecrã de cinema. Com a TV digital, o som passa para seis canais (padrão utilizado pelos mais sofisticados equipamentos de som e home-theaters), através da norma Dolby Digital 5.1
A HDTV permite interactividade; possibilidade de gravação digital de programas e múltiplas emissões de programas.
A transmissão de um mesmo programa em horários descontínuos (um filme, por exemplo, iniciando de 15 em 15 minutos) em diversos canais permitirá que o utilizador tenha diversas oportunidades para assistir ao programa desejado num horário escolhido.
.
Vídeo explicativo sobre as funcionalidades e características da Televisão Digital Terrestre TDT em HD – Alta Definição. (Em Espanhol)
.
.
O único inconveniente da TDT HD é que ocupa uma largura de banda equivalente à que ocupam 2 a 3 canais convencionais de forma simultânea.