Final da Televisao Analogica em Portugal em 2012

O fim anunciado da televisão analógica em substituição pela Televisão Digital Terrestre TDT já tem data marcada, com um plano faseado para as diferentes zonas do país.

Fim das Emissoes analogicas em Portugal

O fim anunciado da televisão analógica em substituição pela Televisão Digital Terrestre TDT já tem data marcada…

…com um plano faseado para as diferentes zonas do país.

A primeira zona a perder o sinal em que actualmente são recebidas as emissões dos quatro canais é a faixa litoral do continente, a 7 de Janeiro de 2012.

Os televisores mais antigos não vão suportar as novas emissões de Televisão Digital Terrestre, que substituem a televisão analógica a partir desta data, mas serão comercializados descodificadores que permitem o acesso, estando a ser estudadas formas de apoiar a compra destas set-top-boxes.

2012 já tinha sido definido pela União Europeia como o limite máximo para o fim da televisão analógica, substituída pela Televisão Digital Terrestre, e apesar da PT ter garantido que estava em condições de antecipar esta data para Janeiro de 2011, a Anacom não quis arriscar e manteve o plano inicial.

O Conselho de Ministros já tinha aprovado a data de 26 de Abril de 2012 para o fim das emissões, mas o plano da Anacom vem agora detalhar as três fases em que ocorrerá: 7 de Janeiro de 2012 na faixa litoral do território continental, 22 de Março as regiões autónomas dos Açores e da Madeira e, finalmente, a 26 de Abril o resto do território continental.

Está ainda prevista a necessidade de desligar, pontualmente, alguns emissores para experiências piloto, que deverão ocorrer ainda em 2011, no primeiro e segundo trimestres.

.

Processo do Apagão Analógico por Fases

1ª fase, 7/01/2012

Litoral (excepto emissores do Monte da Virgem, Montejunto, Lousã e Marão que serão desligados em 26 de Abril)

2ª fase, 22/03/2012

Açores e Madeira

3ª fase, 26/04/2012

Restantes zonas

Zonas Piloto

1º e 2º trimestre de 2011 – zonas a definir

TDTSAT.com.pt - Loja Online
VN:F [1.9.22_1171]
Resultado: 0.0/5 (0 votes)
ARTIGOS RECOMENDADOS
COMENTARIOS
  1. Pedro Ferreira comentou:

    E quanto aos fornecedores de tv por cabo? Tambem deixarão de emitir o sinal de VHF/UHF na sua rede? Sendo uma rede interna (circuito fechado) privada de operadores como a TV Cabo, nao vejo necessidade do apagão ocorrer aqui tambem. Está já provado que ambos sinais podem ser injectados no cliente, permanecendo os antigos TVs em serviço, embora sem a qualidade do digital. Alguem saberá a resposta a esta quest’ão?

    • Pedro Reis comentou:

      Caro Pedro,

      O único apagão vai ser o dos sinais analógicos emitidos via área terrestre, não tem nada a ver com os sinais transmitidos por operadores por cabo, apesar de circularem na mesma gama.

  2. zechico comentou:

    Olá a todos

    É impressionante, mas o interior Nordeste Transmontano é sempre o ultimo como sempre, tanto em auto estradas como em TDT, enfim…
    Até parece que não querem tocar na paisagem… sim porque dizem que Portugal é lisboa e o resto é paisagem.

    Cumprimentos

    Francisco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

 

COPYRIGHT © 2009-2018 Portal TV Digital. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS