Final da Televisao Analogica em Portugal em 2012
O fim anunciado da televisão analógica em substituição pela Televisão Digital Terrestre TDT já tem data marcada, com um plano faseado para as diferentes zonas do país.
O fim anunciado da televisão analógica em substituição pela Televisão Digital Terrestre TDT já tem data marcada…
…com um plano faseado para as diferentes zonas do país.
A primeira zona a perder o sinal em que actualmente são recebidas as emissões dos quatro canais é a faixa litoral do continente, a 7 de Janeiro de 2012.
Os televisores mais antigos não vão suportar as novas emissões de Televisão Digital Terrestre, que substituem a televisão analógica a partir desta data, mas serão comercializados descodificadores que permitem o acesso, estando a ser estudadas formas de apoiar a compra destas set-top-boxes.
2012 já tinha sido definido pela União Europeia como o limite máximo para o fim da televisão analógica, substituída pela Televisão Digital Terrestre, e apesar da PT ter garantido que estava em condições de antecipar esta data para Janeiro de 2011, a Anacom não quis arriscar e manteve o plano inicial.
O Conselho de Ministros já tinha aprovado a data de 26 de Abril de 2012 para o fim das emissões, mas o plano da Anacom vem agora detalhar as três fases em que ocorrerá: 7 de Janeiro de 2012 na faixa litoral do território continental, 22 de Março as regiões autónomas dos Açores e da Madeira e, finalmente, a 26 de Abril o resto do território continental.
Está ainda prevista a necessidade de desligar, pontualmente, alguns emissores para experiências piloto, que deverão ocorrer ainda em 2011, no primeiro e segundo trimestres.
.
Processo do Apagão Analógico por Fases
1ª fase, 7/01/2012
Litoral (excepto emissores do Monte da Virgem, Montejunto, Lousã e Marão que serão desligados em 26 de Abril)
2ª fase, 22/03/2012
Açores e Madeira
3ª fase, 26/04/2012
Restantes zonas
Zonas Piloto
1º e 2º trimestre de 2011 – zonas a definir