Final da Televisao Analogica em Portugal em 2012

O fim anunciado da televisão analógica em substituição pela Televisão Digital Terrestre TDT já tem data marcada, com um plano faseado para as diferentes zonas do país.

tdt-portugal1

Fim das Emissoes analogicas em Portugal

O fim anunciado da televisão analógica em substituição pela Televisão Digital Terrestre TDT já tem data marcada…

…com um plano faseado para as diferentes zonas do país.

A primeira zona a perder o sinal em que actualmente são recebidas as emissões dos quatro canais é a faixa litoral do continente, a 7 de Janeiro de 2012.

Os televisores mais antigos não vão suportar as novas emissões de Televisão Digital Terrestre, que substituem a televisão analógica a partir desta data, mas serão comercializados descodificadores que permitem o acesso, estando a ser estudadas formas de apoiar a compra destas set-top-boxes.

2012 já tinha sido definido pela União Europeia como o limite máximo para o fim da televisão analógica, substituída pela Televisão Digital Terrestre, e apesar da PT ter garantido que estava em condições de antecipar esta data para Janeiro de 2011, a Anacom não quis arriscar e manteve o plano inicial.

O Conselho de Ministros já tinha aprovado a data de 26 de Abril de 2012 para o fim das emissões, mas o plano da Anacom vem agora detalhar as três fases em que ocorrerá: 7 de Janeiro de 2012 na faixa litoral do território continental, 22 de Março as regiões autónomas dos Açores e da Madeira e, finalmente, a 26 de Abril o resto do território continental.

Está ainda prevista a necessidade de desligar, pontualmente, alguns emissores para experiências piloto, que deverão ocorrer ainda em 2011, no primeiro e segundo trimestres.

.

Processo do Apagão Analógico por Fases

1ª fase, 7/01/2012

Litoral (excepto emissores do Monte da Virgem, Montejunto, Lousã e Marão que serão desligados em 26 de Abril)

2ª fase, 22/03/2012

Açores e Madeira

3ª fase, 26/04/2012

Restantes zonas

Zonas Piloto

1º e 2º trimestre de 2011 – zonas a definir

TDTSAT.com.pt - Loja Online
VN:F [1.9.22_1171]
Resultado: 0.0/5 (0 votes)
ARTIGOS RECOMENDADOS
COMENTARIOS
  1. Pedro Ferreira comentou:

    E quanto aos fornecedores de tv por cabo? Tambem deixarão de emitir o sinal de VHF/UHF na sua rede? Sendo uma rede interna (circuito fechado) privada de operadores como a TV Cabo, nao vejo necessidade do apagão ocorrer aqui tambem. Está já provado que ambos sinais podem ser injectados no cliente, permanecendo os antigos TVs em serviço, embora sem a qualidade do digital. Alguem saberá a resposta a esta quest’ão?

    • Pedro Reis comentou:

      Caro Pedro,

      O único apagão vai ser o dos sinais analógicos emitidos via área terrestre, não tem nada a ver com os sinais transmitidos por operadores por cabo, apesar de circularem na mesma gama.

  2. zechico comentou:

    Olá a todos

    É impressionante, mas o interior Nordeste Transmontano é sempre o ultimo como sempre, tanto em auto estradas como em TDT, enfim…
    Até parece que não querem tocar na paisagem… sim porque dizem que Portugal é lisboa e o resto é paisagem.

    Cumprimentos

    Francisco

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

 

COPYRIGHT © 2009-2017 Portal TV Digital. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS