Habitantes de Nazaré e Alcobaça avisados por carta pela Anacom para TDT Satélite

A ANACOM vai enviar cartas a todos os lares de duas freguesias dos concelhos da Nazaré e Alcobaça que vão receber o sinal de TDT via satélite para se prepararem para o desligamento previsto para 13 de Outubro.

anacom-tdt-televisao-digital-terrestre

anacom-tdt-televisao-digital-terrestreA ANACOM vai enviar cartas a todos os lares de duas freguesias dos concelhos da Nazaré e Alcobaça que vão receber o sinal de TDT via satélite para se prepararem para o desligamento previsto para 13 de Outubro.

A decisão, anunciada pela ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, tem por base um inquérito efectuado na zona de influência do retransmissor da Nazaré que revela que, nas duas únicas freguesias (Famalicão, na Nazaré, e Alfeizerão, em Alcobaça) que vão receber o sinal via satélite ‘apenas 30 por dos residentes tem conhecimento que estas vão passar a ser zonas DTH’.

A partir de sexta-feira, ‘a ANACOM vai entregar em todos os lares destas duas freguesias uma carta a alertar para esta mudança de forma a garantir que todos fazem a migração para a TDT atempadamente’, informa aquele organismo em comunicado difundido hoje.

De acordo com o comunicado, o inquérito realizado pela Marktest mostra que, no final de Setembro, 90 por cento dos inquiridos na zona de influência do retransmissor da Nazaré ‘já estavam preparados para receber Televisão Digital Terrestre’ e outros cinco por cento ‘tem intenção de se preparar antes do desligamento’.

Os dados do inquérito revelam ainda que 99% dos inquiridos conhecem ou já ouviram falar na TDT.

Número idêntico de inquiridos diz ‘ter uma ideia’ de quando o apagão do sinal analógico de televisão vai acontecer, sendo que 94 por cento sabe ‘exactamente a data do switch off’, previsto para 13 de Outubro.

Sobre as alterações necessárias para fazer a migração, 95 por cento sabe que necessita de um televisor MPEG4 ou um descodificador.

O sinal analógico de televisão vai ser desligado no próximo dia 13 na última das três zonas piloto do país, depois de Alenquer, a 12 de maio e Cacém a 16 de Junho.

O desligamento vai abranger no concelho da Nazaré, as freguesias de Famalicão, Nazaré e Valado de Frades, e, no concelho de Alcobaça, as freguesias de Alfeizerão e Cela.

Apesar de o desligamento só ocorrer a 13 de Outubro, a migração para TDT já pode ser feita, uma vez que o sinal digital já está disponível para todos os telespectadores.

Os portugueses que não possuem televisão paga vão ter de mudar para o serviço digital entre Janeiro e Abril de 2012.

A primeira fase da cessação das emissões analógicas terrestres de televisão – o chamado ‘switch off’ – começa a 12 de Janeiro de 2012 para os emissores e retransmissores que asseguram sensivelmente a cobertura de uma faixa litoral do território continental.

A segunda fase acontecerá a partir de 22 de Março do próximo ano e dirige-se às regiões autónomas da Madeira e Açores.

A terceira fase, a 26 de abril, será a final e abrigará os emissores e transmissores restantes.

TDTSAT.com.pt - Loja Online
VN:F [1.9.22_1171]
Resultado: 0.0/5 (0 votes)
ARTIGOS RECOMENDADOS
COMENTARIOS

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

 

COPYRIGHT © 2009-2017 Portal TV Digital. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS