Manual de Instalação TDT

Este artigo serve para informar sobre os procedimentos correctos para a instalação de um conjunto de dispositivos para a recepção da TDT – Televisão Digital Terrestre.

Este artigo serve para informar sobre os procedimentos correctos para a instalação de um conjunto de dispositivos para a recepção da TDT – Televisão Digital Terrestre.

O principal objectivo deste manual de instalação TDT, é saber orientar a antena TDT e interconectar os diversos componentes que compõem a instalação de televisão digital terrestre.

Temos de ter em conta que nem todos os passos aqui descritos  são necessários, pois felizmente muitas das instalações actuais já se encontram preparadas, nomeadamente com antenas que se podem usar no sistema TDT, sendo para estes casos apenas necessário conectar o receptor TDT.

Informamos que estes passos e procedimentos, possuem algum perigo para pessoas inexperientes, nomeadamente em situações de quedas em altura. Assim e caso não se sinta convicto e seguro neste tipo de trabalhos, o melhor será contactar um técnico instalador.

Conector F

MATERIAL NECESSÁRIO

    • Conectores “F” como ilustra a imagem em cima;
    • Receptor TDT MPEG4 (norma portuguesa);
    • Antena UHF (canais 21 a 69), de preferência adaptada para recepção digital;
    • Cabo coaxial de qualidade;
    • Amplificador de Mastro (Exterior), pode ser unicamente para amplificação UHF;
    • Alimentador (importante o mesmo regime de tensão que o amplificador);
    • Vários acessórios instalação.


Decodoficador TDT

A imagem superior ilustra um receptor / descodificador TDT, a ligação deste dispositivo é muito simples, possui uma entrada para sinal antena e uma ligação para TV através do euroconector (Cabo SCART).

Antena

Esta imagem é um exemplode uma antena UHF, a possui uma caixa negra para a ligação entre antena e amplificador.

Faça um cabo curto com aproximadamente 1 a 2 metros para a ligação, use as fichas F se for o caso.

meterial

Podem ver em cima uma imagem do amplificador (direita) e alimentador esquerda) que são usados nesta instalação.

O amplificador irá ficar localizado junto à antena no mesmo mastro, o alimentador ficará no interior da residência junto a uma tomada, preferencialmente na posição antes de haver derivação do sinal de TV.

Cable Pelado

Prepare todos os cabos com a ligação F conforme as imagens descrevem. Nestas ligações o mais importante é que a malha deve ficar a fazer contacto com a parte metálica do conector F, mas não pode fazer contacto com o condutor central do cabo coaxial.

Conector F en Cable

Estas fichas possuem uma rosca, pelo que com um pouco de força não terá problemas em efectuar e terminar a ligação.

Conectar a la caja de antena

Ligue o cabo curto que irá usar na ligação antena – amplificador. Deixe um pedaço de cabo extra nesta ligação para futuramente e caso seja necessário, proceder a algum tipo de modificação na instalação.

Na parte do amplificador e se este possuir várias entradas ligue à entrada designada por UHF. Posteriormente ligue o cabo com destino ao interior da residência na saída, normalmente designada por “Output/Sortie”.

Amplificador de MAstil

Coloque a antena e o amplificador no mastro e amarre os cabos com abraçadeiras de serilha, sem efectuar demasiado aperto.

Tenha em atenção a correcta posição do amplificador na vertical de forma a evitar a entrada de água (ligações para baixo).

Amplificador en Mastil

Caso, neste momento já saiba a correcta orientação da antena, posicione-a nessa direcção, caso contrário deixe os parafusos da antena com pouco aperto.

Donde Mira La Antena

El Transformador

Agora dentro da residência proceda à ligação do alimentador, o qual possui uma única entrada e pode ter várias saídas, neste caso usamos apenas a saída TV1, mas poderia-se derivar directamente para outras TVs.

Para finalizar ligue o alimentador a uma tomada próxima e certifique-se que acendeu um led no alimentador, isto significa que está a funcionar correctamente.

O cabo usado na saída do alimentador deve seguir o caminho o mais directo possível ao seu receptor TDT, ou seja usando o caminho mais próximo usando  o mínimo de componentes passivos na instalação, como tomadas, derivadores, etc.

Ligue o cabo coaxial ao receptor através de uma ficha TV ou F dependendo do caso, e use um cabo SCART para a ligação entre receptor e TV.

Se no passo de orientação da antena, concluiu a sua direcção, faça uma pesquisa automática dos canais TDT e verifique o nível e qualidade de sinal dos diversos canais, se tudo estiver bem, sem paragens na imagem (Freezes), está completa a instalação.

Se não sabe qual a direcção correcta da antena, o melhor é chamar um amigo para o ajudar na instalação e mande-o para o telhado…

Faça uma pesquisa manual de um canal que seguramente tem de recepcionar, por exemplo os 4 canais TDT Portugueses, que se encontram no MUX 67 (842 Mhz).

Nivel de Señal

Se não sabe ou tem alguma dúvida nas frequências dos emissores consulte – Frequencias de Emissores e Canais TDT em Espanha e Portugal.

Depois de seleccionar a frequência do emissor, verifique as barras de nivel de sinal e qualidade existentes na função do receptor e fale com o seu amigo de forma a alcançar o nivel máximo possível.

Normalmente todos os receptores possuem a função atrás descrita, o que facilita a instalação por pessoas menos experientes, caso não tenha essa função será mais complicado, ou seja demorará bastante mais tempo, mas não será impossível.

Caso não consiga efectuar uma correcta instalação, contacte um técnico instalador de confiança e ele concluirá o serviço sem problemas, pois todo o trabalho mais demorado estará já concluído, o que lhe permitirá poupar uns euros.

Qualquer tipo de dúvida coloque um comentário em baixo.

TDTSAT.com.pt - Loja Online
VN:F [1.9.22_1171]
Resultado: 5.0/5 (1 vote)
ARTIGOS RECOMENDADOS
COMENTARIOS

Navegue pelos 21 comentários deste artigo

  1. S Martins comentou:

    Tenho uma dúvida: se colocar um Amplificador de mastro com 3 saídas e um Alimentador com 2 saídas, não será preferível ligar as TV’s adicionais directamente às saídas do próprio Ampificador em vez de ligar ao Alimentador (como é exemplificado neste manual) e assim evitar as perdas que o repartidor do Alimentador possa introduzir?

Navegue pelos 21 comentários deste artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

Manual de Instalação TDT, 5.0 out of 5 based on 1 rating

 

COPYRIGHT © 2009-2018 Portal TV Digital. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS