Resolução de Problemas na Recepção e Instalação da TDT

Para ajudar à auto-instalação e desmitificar a TDT no que respeita ao sistema de instalação, decidi criar este artigo que espero mude algumas mentalidades.

esquema-tdt

Lamentavelmente a adesão à TDT por parte da população Portuguesa em geral está um pouco lenta, ou digamos mesmo lentíssima. Uma das razões poderá ser o desconhecimento desta nova tecnologia, outra poderá ser o pacote de canais muito pouco atractivo para alterações de instalações ou algum investimento.

A realidade é que daqui a uns anos o sistema analógico irá desaparecer e nesse momento e bem ao estilo Português prevejo grandes enchentes nas lojas prestadoras desse tipo de serviços e mesmo HyperMercados (que não irão adiantar muita ajuda).

Para ajudar à auto-instalação e desmitificar a TDT no que respeita ao sistema de instalação, decidi criar este artigo que espero mude algumas mentalidades.

ESQUEMA DAS FUNCIONALIDADES DA TDT NUM FUTURO PRÓXIMO


.INFORMAÇÃO PRÉVIA IMPORTANTE A SABER

  • Para receber a TDT na sua Televisão antiga necessita de um adaptador/descodificador de sinal conhecido por receptor TDT norma MPEG-4 (video) e AAC (áudio) (não se deixe enganar por preços baixos nos HyperMercados).
  • Caso possua um Televisor LCD que tenha o receptor (MPEG-4) incluído, não necessita adquirir equipamento adicional.
  • As antenas usadas para a recepção TDT são do tipo UHF (banda larga – Canal 21 a 69). As famosas antenas de “espinha” (Figura 1) servem para essa recepção. A verdade é que o estado das antenas na maioria dos casos das instalações existentes é bastante degradante, devido ao Sol, chuva, etc. Recomendo e já que se muda de sistema mudarem também as antenas para uma de elevado ganho e dedicada à recepção TDT (Figura 2), aliás o melhor será colocar a antena TDT e manter as antenas actuais até ao fim total do sistema analógico, para assim permitir uma progressiva adaptação das Televisões antigas ou colocação de receptores TDT.

Figura 1 – Antena Espinha

  • Como é de supor se retirarem as antenas antigas irão perder o sistema analógico, ou seja, os canais que antes estavam distribuídos pela sua casa e pelas diversas televisões irão ficar em branco.

Figura 2 – Antena TDT

  • Caso se localize próximo de um emissor TDT pode tentar a sorte e experimentar a recepção usando uma antena interior portátil (Figura 3).

Figura 3 – Antena Interior

  • Não são necessários equipamentos passivos na instalação entre a antena e o receptor/TV como os antigos amplificadores.
  • A direcção da antena TDT pode não ser a mesma que a antena/as prévias.
  • Os canais neste momento disponíveis são RTP1, RTP2, SIC e TVI.

ORIENTAÇÃO DA ANTENA

Para proceder à auto-instalação deve consultar a lista de emissores no nosso site de forma a saber para onde tem de orientar a antena. As acções e procedimentos em antenas de sistemas colectivos devem ser efectuadas por técnicos especializados.

    • A SABER

Precisarei de redireccionar a minha antena para receber TDT?

Em parte do território nacional a localização dos emissores/retransmissores da TDT irá ser idêntica à dos actuais para as emissões analógicas, logo não haverá necessidade de redireccionar a antena. No entanto, nos casos em que isso não se verificar deverá redireccionar a sua antena.

Para receber TDT, precisarei de mudar de antena?

Se já utiliza a recepção analógica terrestre e dispõe de uma antena de recepção para toda a faixa UHF e respectiva cablagem até às suas TV’s, está apto, em termos de antena, a aceder ao sinal da TDT. Nalguns locais poderão contudo ter de ser redireccionadas as antenas (ver resposta anterior). Se não possuir instalação de recepção do actual serviço analógico, deverá proceder à instalação de uma antena UHF e respectiva cablagem na sua habitação.

.

SINTONIZAÇÃO DA TDT

Hoje em dia os métodos de sintonização e uso dos televisores ou receptores em geral é bastante intuitivo e após uma breve leitura ao manual de instruções o utilizador deve estar apto para proceder à sintonização sem problemas de maior.

    • A SABER

Como se efectua a sintonização da TDT?

Dependerá do modelo e marca de descodificador ou do aparelho de televisão integrado que adquirir, mas todos terão um manual de instrução a descrever o procedimento. No território continental e Região Autónoma da Madeira deverá sintonizar o canal 67 de UHF e na Região Autónoma dos Açores deverá sintonizar o canal 47 na Ilha de São Jorge, canal 56 na lha do Pico, canal 61 nas Ilhas de S. Miguel e Graciosa, canal 64 na Ilha do Faial e canal 67 nas Ilhas da Terceira, S. Maria, Flores e Corvo.

Tendo vários televisores, como poderei receber TDT nos outros televisores de minha casa?

Se pretender visualizar, de forma independente, em cada televisor não integrado, deverá adquirir um descodificador para cada um.

.

DESCODIFICADOR / RECEPTOR TDT

Relembro que deve esclarecer ao vendedor no momento da compra que a função do equipamento receptor é para uso exclusivo para TDT em Portugal.

    • A SABER

Equipamentos necessários à recepção TDT em Portugal?

As emissões de Televisão Digital Terrestre (TDT) em Portugal terão por base a tecnologia DVB-T e a compressão de vídeo MPEG-4/H.264.

Assim, para recepção das emissões de TDT deverá confirmar se as especificações técnicas do(s) equipamento(s) de que dispõe respeitam, no mínimo, duas condições:

  • Compatibilidade com a norma DVB-T;
  • Descodificação de vídeo em MPEG-4/H.264.

Não se verificando as referidas condições, poderá proceder das seguintes formas:

    • Caso pretenda manter o seu actual televisor, deverá adquirir um dispositivo externo, habitualmente uma set-top-box a ligar entre a tomada de antena e o televisor, que em conjunto com o mesmo permita satisfazer as duas condições acima referidas;
    • Caso pretenda comprar um novo televisor e não ter que instalar o referido dispositivo externo, deverá adquirir um televisor digital integrado já com capacidade de recepção de DVB-T e descodificação de vídeo em MPEG-4/H.264.

Sublinha-se que os descodificadores apenas SD não possibilitarão o acesso a uma das principais vantagens da TDT que serão as emissões em HD.

Que tipos de descodificadores existem?

  • Descodificador básico (Zapper Box) – Trata-se de um equipamento que apenas permite ao utilizador aceder ao serviço de TDT, sem ter qualquer outra função adicional. Estes descodificadores podem ser de 2 tipos:
    • Zapper Box SD – Descodificador que só proporciona acesso a serviços em definição standard, mesmo que o televisor seja HD ready.
    • Zapper Box HD – Descodificador que proporciona acesso a serviços em definição standard e em alta definição. Consequentemente, deverá ter obrigatoriamente uma interface HDMI, para ligação ao televisor.
  • Descodificador interactivo – Equipamento que incorpora as funcionalidades anteriores, e que adicionalmente permite aceder a serviços interactivos, estando para isso dotado de uma tomada de interface para ligação, por exemplo, à rede telefónica pública comutada e compatível com a norma MHP.
  • Descodificador c/ disco rígido (PVR) – Descodificador que dispõe das funcionalidades de um gravador, assim possibilitando, entre outros, a pausa e gravação, tal como um DVD-R ou vídeo, com a vantagem de estar num único equipamento.

Como ligo o descodificador externo?

O descodificador externo é ligado entre a tomada de antena e o seu televisor. Assim, deve desligar o actual cabo de antena do seu televisor e ligá-lo ao descodificador. Este é, por sua vez, ligado ao seu televisor.

Na solução mais comum, o descodificador e o seu televisor deverão ter no mínimo uma tomada de interface do tipo SCART (ver figura 4), à qual deverá ligar um cabo (SCART-SCART) adequado aos dois equipamentos.

FIGURA 4

Se dispuser de um televisor e de um descodificador com uma tomada de interface do tipo HDMI (ver figura 5), aconselhamos a utilização deste tipo de ligação para melhor desempenho e qualidade.

FIGURA 5

ESTE É UM TUTURIAL DE AUTO-INSTALAÇÃO PARA PESSOAS QUE PENSAM TER AS QUALIFICAÇÕES MÍNIMAS NECESSÁRIAS A ESTE TIPO DE SERVIÇO.

NÃO SE ESQUEÇAM QUE ANDAR EM TELHADOS É SEMPRE ARRISCADO.

QUEM TEM DÚVIDAS OU DESEJA ACRESCENTAR ALGO A ESTE ARTIGO ENTRE EM CONTACTO OU COMENTE O MESMO.

TDTSAT.com.pt - Loja Online
VN:F [1.9.22_1171]
Resultado: 5.0/5 (1 vote)
ARTIGOS RECOMENDADOS
COMENTARIOS

Navegue pelos 44 comentários deste artigo

  1. Sonia comentou:

    Minha tv estava a funcionar com a caixa TDT ,tentei abrur mais a resolução do ecrã da tv pork estava pekena mas não sei qual tecla toquei k agora diz CPU OFF e não me dá tv, o k faço por favor?

  2. gonçalo comentou:

    comprei uma samsung com tdt incorporado..liguei o lcd meti a procura automatica, apanhei os canais, mas a imagem bloquei. o que tenho d fazer? obrigado

  3. catia comentou:

    boa tarde eu sou da zona de figueiro dos vinhos e gostava de saberq ual e o canal que tenho de sintonzar a minha tv e um lg plasma ja que se apagaram as programaçoes todas e agorea nao sei se é por isosou é por nao apanhar sinal . 
    por favor urgente 

  4. Zé Manel comentou:

    boa noite, alguem me pode ajudar estou com um problema na recepçao do sinal digital. tenho uma antena apropriada, tenho o receptor, tenho uma instalaçao nova, o que me da uma intensidade de sinal de 96% e quase sempre fixa, quando oscila e entre 89% e os 97%. Agora tive uma surpresa quando começou a chover porque o sinal passa para 25% e esta assim cerca de 2 a 3 minutos. faz algumas oscilaçoes entre os 25% e os 97% mas cerca de 1 segundo e volta aos 25%. alguem me pode ajudare com esta situaçao,o quew posso fazer??desde ja o meu muito obrigado

  5. paulo comentou:

    tenho um televisor com descodificador tdt externo e antena digital.
    funcionava muito bem,há cerca de duas semanas,começou a perder a imagem durante alguns segundos,aparece uma janela a dizer sem informação e depois regressa a imagem,e depois volta a repetir a mesma situção consecutivamente.
    agora tambem deixou de sair som do televisor. avaria do descodificador ou do televisor?

Navegue pelos 44 comentários deste artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

Resolução de Problemas na Recepção e Instalação da TDT, 5.0 out of 5 based on 1 rating

 

COPYRIGHT © 2009-2017 Portal TV Digital. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS