Satelite Hispasat causa Problemas em Recepção de Canais

A situação que tem vindo a ser relatada por parte dos clientes de diversos operadores de televisão paga em Portugal, da falta de diversos canais televisivos, deve-se ao facto do satélite Hispasat se ter desviado da rota, segundo alguns sites na Internet.

hispasat

Hispasat SateliteA situação que tem vindo a ser relatada por parte dos clientes de diversos operadores de televisão paga em Portugal, da falta de diversos canais televisivos, deve-se ao facto do satélite Hispasat se ter desviado da rota, segundo alguns sites na Internet.

É de relembrar que este satélite é usado pelas operadoras portuguesas para a recepção e difusão da maioria dos canais de televisão em Portugal.

Resta saber agora, se tal situação for verdade, como é que os operadores portugueses de televisão vão dar a volta a esta situação.

A seguir apresentamos um resumo das comunicações efectuadas pela RTP Açores acerca do problema com o HISPASAT

Directo do Site da RTP Açores
(resumo com as partes mais importantes)

Confira o passo-a-passo do que ocorreu dia 24 de Novembro com o Hispasat que transmite a RTP Açores.

Actualização final

As emissões da RTP Açores na rede Zon e de DAB foram retomadas ainda durante a noite. A Hispasat corrigiu a posição do satélite por volta das 00h00 em Espanha, cerca das 22 horas nos Açores.

Actualização 18h32

As emissões da RTP Açores e de DAB estão novamente interrompidas, ou estão a ser feitas com cortes sucesssivos. A Hispasat está a tentar reorientar as antenas e sistemas do satélite, implicando essas alterações novos desalinhamentos. A situação deve ser normalizada ao longo da noite ou amanhã, porque os sistemas têm que ser novamente realinhados. A operadora espanhola de telecomunicações de satélite permanece silenciosa, no seu site, acerca do caso.  Para já estão comprometidas as operações do Multimédia desta noite, feitas habitualmente através da rede Zon.

Actualização 17h23

As emissões de DAB foram retomadas. As antenas foram redireccionadas provisóriamente para a posição que o satélite ocupa nesta altura. Está previsto que amanhã a Hispasat vai recolocar o satélite na sua posição correcta. O que vai significar novos desalinhamentos, que terão novamente que ser corrigidos. Pelo que, mais uma vez, as emissões da RTP Açores na rede Zon e as emissões de DAB do grupo Antena 1 serão interrompidas, até ser realizado o necessário realinhamento das antenas e dos sistemas de recepção para as posições originais.

Actualização 16h14

As emissões de canais rádio em DAB continuam em baixo.

Actualização 15h57

A falha é intermitente. Cerca de 40 minutos depois de detectada, posteriormente à respectiva publicação aqui, a RTP Açores foi recolocada na rede Zon. As tentativas que entretanto foram efectuadas para a assistência técnica local da Zon foram infrutíferas.

16h09 de dia 24 de Novembro

Problemas com a recepção do satélite Hispasat estão esta tarde provocando falhas diversas em várias recepções de rádio e televisão. Assim, na Antena 1 Açores, está em baixo o DAB (5 canais nacionais) e a Antena 2. Este satélite não é o mesmo que a rede Meo utiliza, razão porque naquela rede a RTP Açores se mantém no ar. Ainda não há muitos dados sobre este problema, mas aparentemente o satélite Hispasat ter-se-á desviado da sua rota, o que provoca estas falhas. A resolução deste problema ou passa pela Hispasat ou pela reorientação das antenas e sistemas de recepção. Os diversos departamentos técnicos envolvidos, aqui e no continente, estão tentando solucionar o problema.

TDTSAT.com.pt - Loja Online
VN:F [1.9.22_1171]
Resultado: 0.0/5 (0 votes)
ARTIGOS RECOMENDADOS
COMENTARIOS

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

 

COPYRIGHT © 2009-2017 Portal TV Digital. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS