Aviso Comerciais aproveitam-se da Ignorância sobre TDT
Informações recentes confirmam a existência contactos telefónico de comerciais de telemarketing de serviços nomeadamente dos operadores ZON e MEO que entram em contacto com potenciais clientes e informam de forma enganosa que a televisão gratuita irá deixar de existir
Informações recentes confirmam a existência contactos telefónicos de comerciais de telemarketing de serviços nomeadamente dos operadores ZON e MEO que entram em contacto com potenciais clientes e informam de forma enganosa que a televisão gratuita irá deixar de existir tentando novas adesões/clientes usando este argumento aproveitando-se assim da alguma ignorância que reina em Portugal acerca da TDT – Televisão Digital Terrestre.
A realidade é que a qualidade do serviço público de acesso à televisão irá sofrer uma melhoria incomparável com o actual sistema analógico, após a a mudança para o sistema Digital.
A verdade é que uma percentagem dos actuais clientes de televisão por cabo apenas possuem esse serviço devido às dificuldades de recepção de televisão analógica, algo que irá desaparecer com a implementação desta nova tecnologia, permitindo o acesso gratuito e de qualidade ao sistema de transmissão de televisão.
.
Alguns Factos sobre TDT em Portugal
“92% dos Portugueses não sabe quando vai ser desligado o sinal analógico terrestre de TV, a um ano do fim da transmissão.”
Um inquérito da responsabilidade da Universidade Lusófona realizado em Novembro de 2010, onde 1198 inquiridos afirmaram ter televisão em casa, 45,3% responderam não ter televisão paga em casa.
Destes, 96,7% afirmaram ter TV analógica, enquanto 1,8% dos inquiridos afirmaram receber o sinal de TV por uma parabólica e apenas 1,1% afirmaram receber a televisão digital terrestre. Dado que o número de portugueses com televisão paga em casa e que recebem também a TDT deverá ser igualmente marginal isso significará que a taxa de adesão à TDT deverá ser inferior a 2%.
Cerca de 9 em cada 10 portugueses (92%) com idade superior a 18 anos não soube identificar o ano em que cessam as emissões de televisão analógica em Portugal (2012). E o inquérito revelou também que para 60% dos inquiridos os custos com a mudança são a preocupação principal e 50% mostraram preocupação com as questões práticas da mudança (cablagem e instalação do equipamento).
Outro facto estranho é que o número de subscritores de televisão por cabo teve um incremento de aproximadamente 20% em relação a 2008.
.
INTENÇÃO DE AQUISIÇÃO OU SUBSCRIÇÃO DE TV DIGITAL
Aos 525 inquiridos sem TV paga e com recepção de TV analógica por antena tradicional perguntou-se se estavam a considerar comprar equipamentos ou subscrever um serviço para receber TV digital nos próximos 12 meses (P.28):
-
- 45,5% não sabem ou não respondem se têm intenção de adquirir equipamentos e/ou serviços de TV digital,
- 34,1% dos inquiridos afirmaram não ter intenção de adquirir nenhum dos principais equipamentos e/ou serviços de TV digital.
De notar que a data prevista para o desligamento total do sinal analógico é a 26 de Abril de 2012, na sequência da 1ª fase e 2ª fase do switchover, que decorrem respectivamente a 12 de Janeiro e a 22 de Março de 2012.
Ainda, 23,4% destes inquiridos afirmaram ter intenção de compra ou subscrição de equipamentos ou serviços para acesso a TV digital:
-
- 8% dos respondentes a optar pela compra de uma caixa descodificadora de TDT e 7,8% a optar pela aquisição de um televisor com TDT integrada;
- já em relação à subscrição de serviços de TV digital, 5,8% pensam optar pela subscrição de TV por cabo, 1,3% consideram a possibilidade de ter TV por fibra óptica, 0,4% ponderam a opção TV satélite e nenhum dos inquiridos identificou a opção “IPTV-ADSL”.
Cabe a cada Português decidir e optar pela solução que encontra mais apropriada, mas essa decisão apenas será verdadeira com o total conhecimento da verdade, algo que muitos tentam “condicionar” ou “ocultar” para benefício próprio.